sábado, 18 de maio de 2013

Tentativas de silenciamento: mulheres caladas agradam o patriarcado.


Quem milita pelo feminismo (ou outras causas) e é mulher já ouviu muitas vezes algumas frases que mesmo sendo completamente diferentes querem dizer "cala a boca". Tais frases são uma tentativa de desqualificar nosso discurso e nos calar.

A Lídia Freitas escreveu um texto sobre uma das formas de tentar nos silenciar que foi publicado como guestpost aqui, nele ela fala sobre feministas serem consideradas chatas e os lugares da fala. Mas as tentativas de silenciamento são várias e eu decidi que vale a pena destrinchá-las.

Chamar de histérica, irracional, agressiva, louca do útero, e perguntar se você está de TPM são desqualificações de discursos muito comuns se você é uma mulher cis e parte de uma ideia de que o organismo dito feminino é instável, beira a loucura e afins. Um discurso antigo, que sempre retorna com a finalidade de colocar as mulheres como inferiores. Aparentemente, quem usa qualquer uma dessas palavras numa discussão, desqualifica sua voz simplesmente por você ter o organismo dito feminino e acredita que tudo que você diz é fruto de "seus hormônios loucos".

Outra tentativa de silenciamento muito comum é quando começam a opinar sobre sua aparência física, inclusive às vezes acontece desse silenciamento ocorrer em forma de (um suposto) elogio. Exemplo: "Você é bonita para uma feminista". Mas o mais comum acontece com fins de ofender mesmo: avaliam seu corpo, seu rosto, seu peso, sua altura, seu cabelo, suas roupas, se você se depila ou não etc. Esse tipo de desqualificação é sintomática, mostra como mulheres tem uma função essencial na nossa sociedade: a de enfeitar e como os homens acreditam que suas opiniões sobre nossa aparência PRECISAM ser faladas.

Há formas não óbvias de deslegitimar o discurso proferido por uma mulher como o paternalismo. Nesses casos, o machista só quer seu bem, ele diz que sua militância é coisa de mulher chata, que vai afastar os homens (como se todas nós fôssemos hétero, né? E como se a gente PRECISASSE de homens para conseguir ter uma vida com sentido). O paternalismo muitas vezes se desdobra nos supostos elogios do tópico acima. E muitas vezes são puros exemplos de mainsplain/homexplicanismo.

Queria comentar também do famoso "você é muito racional para uma mulher" que surge em alguns debates. É um suposto elogio extremamente misógino que me lembra a infância. Sabe quando você, menina, ganhava em algum jogo de um menino e todo mundo zombava dele porque ele perdeu de uma menina? Então. Misoginia e machismo sendo ensinados desde cedo e que se desdobram nesses "para uma mulher, você até tem tal qualidade".

Há também o "você precisa de pica", "você precisa de um homem", que eu considero assustadores. Essa visão de que uma mulher que profere um discurso precisa de pênis tem muito a ver com a cultura do estupro. Afinal, o pênis seria uma forma de corrigir/punir/ a mulher que está fora de seu lugar e assim ensiná-la seu devido lugar. Acho assustador, além de heteronormativo e transfóbico. E também há o "mal amada" e o "mal comida", que mais uma vez nos resume a apenas complementos dos homens, como se todos nossos sentimentos, insatisfações, sonhos e medos se resumissem a isso.

E claro, tem a versão imatura dessas tentativas de silenciamento (não que as outras não sejam), como o "vai lavar louça/roupa". chamar de vadia e outros termos do tipo, que só demonstram como que a voz das mulheres não é desejada, esperada e bem vista. Mulher boa é a mulher calada. A mulher que não denuncia, não reclama e se fala, só concorda com o status quo.
Alguns tweets que são a base desse texto.

Na história, muitas palavras foram usadas para se referir às mulheres para desqualificá-las: quando queríamos votar e participar da política, isso nos era vedado com as mais diversas justificativas: as paternalistas como "vocês são puras demais para esse assunto" e "nós só queremos proteger vocês desse mundo", as misóginas e machistas que simplesmente diziam que não servíamos para isso, que isso nos distrairia das nossas "reais funções", como o cuidado da casa e dos filhos. E também havia quem colocava o útero, o ovário e afins como um impedimento para que mulheres fossem racionais. As tentativas de silenciamento não ficaram no passado, infelizmente ainda são atuais o suficiente pra gente sempre ter que se lembrar que não devemos nos calar.

10 comentários:

  1. Nos acusar de vitimismo porque já temos tudo também é uma forma de silenciamento comum.

    ResponderExcluir
  2. primeiramente, eu sou totalmente pró feminismo.
    Mas eu evito ao máximo discutir qualquer coisa com minha namorada quando ela está na TPM. é questao hormonal, é. Mas nem por isso eu a considero inferior ou sem o direito de se expressar.
    Eu soh procuro o momento mais calmo pra isso. Homens tambem tem seus dias de descontrole social. Só nao sao causados por hormonios.
    Mas podem anotar ai, homem que tenta silenciar uma mulher, seja la de qual método ou tecnica, geralmente é homem de baixo QI, burro no bom portugues :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentário está errado por supor que todas as mulheres tem TPM, ignorar que muito do que se diz TPM hoje não tem nada de TPM, é simplesmente mais um sintoma da cultura que coloca tudo da mulher como monstruoso/problemático. Ex: demonizar a menstruação, falar muito sobre TPM contribui muito para essa falsa ideia de que todas mulheres tem TPM.
      Corpo da mulher é tão demonizado que até homens que se dizem pró feminismo acham que tem dias que mulheres ficam mais nervosas. TPM é uma doença, cara. Não é uma coisa inerente da mulher.
      Bem num texto q fala sobre tentativas de silenciamento aparece um anônimo que acha que é ok evitar discussões porque a mulher tá com TPM. Isso é uma tentativa de silenciamento porque mulheres TPM também tem direito a opinião. Não desqualifique o que ela sente/pensa por ela ter um útero. Até porque o assunto não é exatamente TPM existir ou não, é achar que toda opinião, grosseira que vem de uma mulher só pode ser sinal de TPM.

      Excluir
    2. TPM - TENSÃO : PATRIARCADO E MENSTRUAÇÃO!

      Excluir
    3. Idiota, a comentarista não negou que TPM exista, ela negou que toda mulher tem TPM. TPM é muito sério.

      Excluir
  3. veja bem, eu NAO estou demonizando ela e PRINCIPALMENTE eu NAO estou dizendo que isso à transforma em um monstro problemático. NAO!!!.
    Eu estou dizendo que o caso PARTICULAR da minha namorada é que ela tem sim alteraçoes de humor e nao de RACIONALIDADE, da mesma forma que HOMENS tambem tem sim - e eu acho até que mais- momentos de descontrole emocional. Eu sou um que quando fico descapitalizado tenho sérios problemas de conversar. preciso ficar sozinho pra me acalmar e voltar a pensar sociavelmente.
    .
    Eu NAO estou dizendo que é uma doença. Doença é algo que se transmite.
    Eu NAO estou dizendo que atitudes antisociais, grosseiras deve SEMPRE ser associado a TPM. NÃO!!! E nem por isso eu desqualifico o que ela pensa ou sente. Nós, eu e ela, apenas concordamos que pra evitar uma troca de ofensas sem sentido algum por parte dos DOIS, evitamos assuntos sensiveis.
    Mas isso nao é constante, é muito esporádico. Particularmente, e olhando APENAS a minha namorada, eu os efeitos da TPM nela é mais um fator externo somado a uma pequenina parcela de fator hormonal.
    .
    E é justamente por ser homem que eu apenas posso fazer achismos sobre TPM. São em espaços como este que nós homens que procuramos entender junto a vocÊs mulheres o que é que acontece de fato.
    TPM é apenas um lado do foco deste artigo. Entretanto, eu diria que no imaginário masculino ( nao confunda com imaginário machista ) é um assunto que deveria ser muito mais debatido entre homens e mulheres. Eu acredito na força da dialética, na força do dialogo saudável e respeitoso por ambas as partes. E é o que estamos fazendo nesse exato momento.
    Espalhar o conhecimento contribui pra diminuir o preconceito. =)
    Um grande abraço e obrigado pelo espaço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo.

      Acredito que ninguém deve discutir se estiver se sentindo descontrolado, né? Nem homens e nem mulheres, independente do que motivou aquele descontrole.

      A questão que acho que incomodou a anônima acima é você pegar o seu arranjo dentro do seu relacionamento com uma mulher específica e colocá-lo como exemplo. O texto se trata sobre a desqualificação das opiniões femininas com comentários "você está de TPM?" que de fato demonizam o corpo dito feminino. Acho que seu comentário soou pra anônima como uma forma de desqualificação do que foi dito no texto, tipo "é uma questão hormonal, lidem com isso".

      Você falou sobre achar necessário falar sobre menstruação e há alguns textos no blog que podem te agradar.

      Menstruação é tabu? http://ativismodesofa.blogspot.com.br/2012/03/menstruacao-e-tabu.html

      Menstruação: autoestima e ódio ao feminino? http://ativismodesofa.blogspot.com.br/2012/06/menstruacao-autoestima-e-odio-ao.html

      Guestpost: Coletor Menstrual: prós e contras http://ativismodesofa.blogspot.com.br/2012/05/guestpost-coletor-menstrual-pros-e.html

      Excluir
  4. Respostas
    1. deve incomodar mesmo pq vc ta todo putinho, hein?

      Excluir
  5. E como lidar com essas formas de silenciamento? Como reagir a elas?

    ResponderExcluir